Programa de Qualidade 5S
O 5S ou House keeping é um conjunto de técnicas desenvolvidas no Japão na década de 60, durante a sua reconstrução após a II Guerra Mundial. Criados inicialmente por americanos, aos 3S iniciais foram acrescentados 2S pelos japoneses, o que justifica a atribuição da filosofia a eles. Quando os industriais japoneses começaram a implantar o sistema de qualidade total nas suas empresas, perceberam que o 5S seria um programa básico para o sucesso da qualidade total.
Esse programa pode ser conhecido com outros nomes, porém 5S é o mais utilizado e vem das iniciais das cinco técnicas que o compõe: O 5S pode ser implantado como um plano estratégico que, ao longo do tempo, passa a ser incorporado na rotina, contribuindo para a conquista da qualidade total e tendo como vantagem o fato de provocar mudanças comportamentais em todos os níveis hierárquicos.
Muitos dos conceitos da qualidade total se fundamentam na teoria da melhoria contínua (Kaizen: Kai, mudança e Zen, para melhor), pois a qualidade total é um processo e não um fato que possa ser considerado concluído. Numa primeira etapa é necessário estabelecer a ordem para então buscar a qualidade total. Para estabelecer a ordem usamos o 5S.
Alguns objetivos desse programa são:
Melhoria do ambiente de trabalho;
Prevenção de acidentes;
Incentivo à criatividade;
Redução de custos;
Eliminação de desperdício;
Desenvolvimento do trabalho em equipe;
Melhoria das relações humanas;
Melhoria da qualidade de produtos e serviços.
Portanto, a implantação do modelo de qualidade 5S precisa ser sistematizada e planejada em todos os passos para garantir a longevidade da mudança incorporada pela adoção desses conceitos. Quanto maior e mais complexa a organização, maior será a necessidade desta estruturação e mais detalhada ela deverá ser. O modelo de qualidade 5S resulta em ganhos coletivos para a empresa e para o indivíduo.
SEIRI
DESCARTE
"separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário". Também pode ser