écnicas de Avaliação de Investimentos: Uma Breve Revisão de Literatura
Resenha – Técnicas de Avaliação de Investimentos: Uma Breve Revisão de Literatura
Autora: Yonara Daltro da Fonseca
O texto mostra as principais etapas de avaliação de novos investimentos considerando contextos de risco, apresentando a elaboração de fluxo de caixa incremental, o custo do capital empregado e os critérios que auxiliam nessa decisão.
Apresenta as necessidades constantes as quais se depara um gestor financeiro ao ter que decidir sobre a necessidade de optar em fazer novos investimentos e em obter financiamento ou utilizar recursos próprios. A decisão de investir em ativos reais está entre as mais importantes decisões econômicas, pois impactam no futuro econômico de uma sociedade. Este tipo de investimento refere-se à determinação de aumentar ou não o estoque de capital da empresa, seja através da aquisição ou ampliação de instalações físicas, máquinas, equipamentos, ou até mesmo o investimento em treinamento, capacitação, ou contratação do capital humano, elementos utilizados para produção de bens e/ou serviços pela empresa.
Fluxo de caixa Livre:
Para construção do fluxo de caixa incremental o administrador lida com elementos brutos, fornecidos por especialistas do departamento de produção, concepção de produtos, de vendas, etc.
Deve analisar de forma crítica a relevância das informações, se estão ou não completas, se são ou não consistentes, ajustá-las, e finalmente condensar tudo em uma previsão. Não deve tomar como base os resultados contábeis, pois consideram as responsabilidades assumidas e não quando ocorrem. Devem ser contempladas as entradas e saídas efetivas de caixa.
Vários itens merecem cuidado antes da elaboração deste fluxo:
1. Os custos irrecuperáveis devem ser ignorados. Não devem influenciar na decisão de aceitar ou rejeitar o projeto. Ex.: uma consultoria contratada.
2. Deve ser considerado o custo de oportunidade em usar no novo projeto um ativo já existente que poderia ser utilizado para outra