A arte de filosofar
Enfim, através do esforço individual de compreender-se e compreender o universo que nos rodeia.
É o desafio maior da vida, lidar com a dúvida e a incerteza que a própria vida nos traz.
Filosofar é questionar, tendo o objetivo de validar e aprofundar a verdade que cada um vive.
É necessário ir mais longe no entendimento da vida.
Viver a vida é um desafio, é uma aventura, um jogo, enfim... é participar de uma jornada. A jornada no planeta em que 7 bilhões de pessoas ousaram viver. Nessa viagem, inevitavelmente temos desafios, e talvez o maior deles seja aprender a nos relacionarmos, aprender arte, a arte dos relacionamentos. Relacionamento se aplica a tudo!, seja pessoas, recursos financeiros, limitações, tempo, pensamentos, ideias, opções, possibilidades, enfim... com todo um universo tanto visível como invisível, que nos cerca.
No princípio de nossa vida, nossos relacionamentos ocorrem principalmente com as pessoas da nossa família, da escola, do trabalho, das instituições, dos meios sociais e também das mais inusitadas circunstâncias.
Mas além dessas situações do cotidiano, precisamos lidar também com outra realidade abstrata, é “realidade” dos pensamentos e da nossa imaginação. São nossos pensamentos que nos levam a ter inúmeras ideias tanto dos outros, das situações e como também de nós mesmos.
De certa forma, podemos até tentar limitar os ingredientes que queremos usar para atuar na vida, mas existem tantas receitas que para tentar realizar nossas aspirações e desejos, enfim desafios tão grandes para esse período de vida tão curto, que é a vida do ser humano.
Felizmente podemos ter ajuda, pois existem ferramentas muito úteis que nos ajudam a aprender a arte de saber se relacionar, podemos chama-las de “chaves”, e com elas, certas “portas” se abrem, e ao atravessá-las podemos deslumbrar com um cenário mais ameno e equilibrado, onde a vida pode