Filosofia
O verdadeiro filosofo é aquele que: tem uma atitude aberta, dialogante e antipassivista.
Quando o homem assume uma atitude filosófica e científica: Critica, indaga e deseja saber.
No tocante à universalidade da filosofia: É universal, porque os seus problemas ultrapassam a singularidade em direção à universalidade.
As dimensões teóricas e prática, na filosofia, assumem-se como: Duas dimensões, em que a teoria reflete sobre os vários saberes e a prática visa encontrar uma finalidade para esses saberes.
Relativamente ao papel da filosofia podemos afirmar: que ela nos permite um conhecimento do real e de nós próprios cada vez mais aprofundados e de modo globalizante.
Existe uma questão que possui conteúdo filosófico. Identifica-a. Como sermos felizes?
A «douta ignorância» socrática equivale: A uma disposição do espirito e a uma abertura da mente em relação à procura do saber.
Partindo duma análise do excerto, fundamenta as ideias nele expressas (Ortega y Gasset): Neste excerto, está expressa a ideia de que o objeto da Filosofia é algo totalizante, que não pode ser dado, é tudo, enquanto que às ciências lhes é dado o seu objeto, por isso o objeto destas é o particular, pois este é mais fácil de definir e de se obterem respostas concretas. A Filosofia visa compreender tudo o que está para além do concreto, tenta ir à raiz das questões, é erica, embutida de rigor e conceptualização, e pretende obter justificações para todas as perguntas colocadas, daí o objeto da Filosofia ser totalidade do real. As ciências são críticas, o seu método de estudo é a verificação experimental, a ciência de hoje nega a ciência de ontem, sendo o seu objeto o particular.
Especifica quatro características que distinguem Ciência e Filosofia: A ciência é objetiva, Universal (unanime), Estuda o particular e é experimental, enquanto