A arte de convencer
Argumentação
TÍTULO
A Arte de Convencer.
INTRODUÇÃO
A argumentação é um recurso que tem como propósito convencer alguém, para que esse tenha a opinião ou o comportamento alterado. É expressar uma convicção, um ponto de vista, que é desenvolvido e explicado de forma a persuadir o ouvinte ou o leitor. Para isso é necessário que apresentemos um raciocínio coerente e convincente, baseado na verdade, e que influencie o outro, levando-o a agir e a pensar em conformidade com os nossos objetivos
A argumentação pode ser estudada por várias perspectiva e uma delas é a abordagem retórica que surge como preparação dos discursos na era clássica. A retórica clássica teve sua origem nos gregos, quando eles mostraram seu domínio de expressão verbal ao falar publicamente suas ideias. Nessa época a retórica foi vista como uma técnica para convencer de forma elegante os seus receptores. Porém, essa arte tornou-se sinônimo de um discurso bonito, mas enganador, perdendo assim o seu foco inicial. Hoje em dia, a nova retórica substituiu essa arte de convencer pelo discurso público oral pela presença física veiculada por órgãos de comunicação de massa, como a televisão, tornando esse recurso à imagem mais imprescindível.
DESENVOLVIMENTO
Na construção de alguns textos com temas polêmicos os argumentos são essenciais, esses serão as provas que apresentaremos, com o propósito de defender nossa ideia e convencer o leitor de que essa é a correta. O texto a seguir trata de um tema bastante polêmico. Ele fala sobre a redução da maioridade penal no Brasil.
A Redução da Maioridade Penal no Brasil.
No Brasil, a maioridade penal já foi reduzida: Começa aos 12 anos de idade. A discussão sobre o tema, portanto, é estéril e objetiva, na verdade, isentar os culpados de responsabilidade pelo desrespeito aos direitos e garantias fundamentais da criança e do adolescente, previstos na constituição Federal.
O maior de 18 anos de idade que pratica crimes e contravenções