A arte de palavrear
A arte da retórica é um assunto relativo ao marketing eleitoral utilizado pelos políticos, na tentativa de convencer o seu eleitorado.
No artigo intitulado A arte de palavrear, publicado na revista
“Conhecimento Prático Filosofia”, a autora Isabela Meneses, discute a retórica utilizada pelos políticos para convencer ou persuadir seus eleitores. Embora surja a pergunta: Essa estratégia utilizada pelos políticos é de conhecimento de todos? Não, o que poucos têm noção é que, na maioria das vezes, as palavras que são ditas nos discursos políticos, são exaustivamente pensadas, estudadas e ensaiadas, chamada de retórica (arte de utilizar bem as palavras e de argumentar).
Isabela Meneses apresenta justificativas para essa retórica política baseada no livro do filósofo Aristóteles intitulado “Retórica”, onde ele explica a retórica deliberativa, que é a forma utilizada pelos políticos de que é possível convencer o eleitorado segundo seus interesses, e seu interesse está baseado na manutenção da ordem estabelecida.
Quanto à alegação de que os políticos usam a retórica deliberativa, a autora expôs exemplos de políticos como Barack Obama e Luís Inácio da Silva que utilizaram as habilidades oratórias para convencer os seu eleitorado.
É inegável que a arte de palavrear utilizado pelos políticos é uma forma de convencer ou não o eleitorado, mesmo que eles utilizem de artifícios que enganem as pessoas, cabe a elas avalia-lo para saber se sua retórica está ligada a enganação, se eles estão preocupados realmente em cumprir o que falaram em seus discursos políticos.
Referências bibliográficas:
ZAMPRONEO, Silvana. Comunicação e linguagem. Batatais: Claretiano, 2013. Unidade 6.
MENESES, Isabela. A arte de palavrear. Disponível em: . Acesso em: 9 jan.