Introdução à informática
Conceitos básicos de informática
Ciência do tratamento racional da informação por via do uso de máquinas automáticas. Usando a equação: Informação + Automática = Informática. Em 1962 temos o Neologismo criado por Philippe Dreyfus com o objetivo de designar as disciplinas que permitem o tratamento automático de informação com a finalidade de garantir a sua preservação e comunicação. A nova sociedade exige que os indivíduos com responsabilidades e educados para enfrentar a sociedade devem ter conhecimentos em quatro áreas relacionadas com as tecnologias de informação:
- desenvolvimentos do processamento de dados e Informação;
- conceitos básicos de hardware e software (material e lógica) e dos ambientes específicos que estes geram;
- impacto social resultante do uso de computadores;
- modos de utilização dos computadores em diferentes áreas do saber. Um computador não tem capacidade de decidir sozinho, nem tem opinião, nem faz juízos qualitativos, embora ajude a encontrar respostas a perguntas, não pode responder quais as perguntas que devem ser feitas. O importante é dominar o computador para resolver os nossos problemas.
Quais as funções da informática quando lida com a informação?
PROCESSAR - cruzar, tratar e manipular dados com o objetivo de obter mais informação; ARMAZENAR - garantir que os dados não se percam, ou sejam modificados. Deve-se, ainda, pensar em criar estruturas que permitam a sua futura recuperação; COMUNICAR - troca de dados entre diferentes computadores.
O que significa a informática hoje:
Uma necessidade para processamento de informação da nossa sociedade, um instrumento que age como prolongamento do homem
O que significará a informática: Uma máquina que se juntará ao telefone e ao automóvel e que será utilizada pelo mais comum dos mortais no seu dia-a-dia; Um potencializador da evolução humana que permite novos