A Arte Da Guerra
A grande inteligência estratégica e liderança do Sun Tzu puderam identificar alguns fatores que devem ser levados em consideração durante um plano militar, o qual pode refletir, na atualidade em nosso mundo globalizado, ou seja, no nosso plano de marketing. O planejamento assíduo com a questão moral, logística, clima e fatores naturais, geografia do campo alvo, disciplina e financeira impactam no bom resultado. No mais, ele reforça a necessidade de planejarmos detalhadamente todos esses passos e o momento certo para se iniciar o “combate”.
A análise estratégica das forças e fraquezas reflete a importância de vencer o inimigo, ou seja, estudar nossas condições e situações atuais versus ambiente geral do concorrente (SWOT) é imprescindível para o inicio e término com sucesso de qualquer “batalha” ou mesmo, qualquer campanha de marketing.
O fato de “atacar” o inimigo por caminhos nunca imaginados foi a grande estratégia eficaz, pois ele calculou uma guerra com menor tempo, perdendo menos pessoas da equipe e vencendo pela inteligência, ou seja, Sun Tzu acreditava que uma boa estratégia seria vencer o inimigo não o atacando frontalmente e diretamente, mas sim inesperadamente com caminhos nunca imaginados... daí a importância da criatividade ao elaborar um plano.
Concluindo, nota-se a importância do conhecimento amplo do ambiente e análise dos fatores próximos como: preço, praça, concorrente, produto, colaboradores e canais de comunicação utilizados e quanto a fatores globais como: mercado, economia, globalização e política para uma liderança concisa e sustentável.