A ARTE DA GUERRA
A obra “A Arte da Guerra” foi escrita por Sun Tzu, um filósofo que se tornou general, que nesta obra descreve as situações de uma guerra.
O objetivo deste trabalho é fazer a associação das estratégias mencionadas por Sun Tzu com a administração de empresas, os capítulos considerados para esta associação são os capítulos X e XIII.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 “Quando oficiais são valorosos e competentes, mas os soldados são fracos e sem treinamento, o exercito ficará deteriorado”. (pXXV, Tzu) Fazendo uma ligação do livro de Sun Tzu com a administração de empresas a frase acima mostra que é irrelevante a organização possuir um excelente chefe, se a equipe de trabalho não tiver treinamento adequado e se os mesmos não tiverem qualificação para exercer determinada função, há uma grande possibilidade da organização ficar prejudicada.
2.2 “Conheça o inimigo e a si mesmo e você obterá a vitória sem qualquer perigo; conheça o terreno e as condições da natureza, e você será sempre vitorioso”. (pXXVI, Tzu).
Deve se conhecer a concorrência, seus pontos fortes e fracos, suas habilidades e competências da mesma forma que devemos conhecer a nossa própria empresa. E ainda, conhecer o ambiente em que se atua, a sociedade, os parceiros e principalmente os desafios a serem enfrentados. Dessa forma fica mais fácil familiarizar-se com a área que se percorre sem se arriscar tanto, ou ao menos com mais cautela. Assim, sabendo quem é sua concorrência, seus parceiros e seu espaço é mais provável acertar nos resultados e escolhas, ou seja, o erro se torna mais remoto.
2.3 “Quando os oficiais mais graduados têm rancores contra os chefes, eles são insubordinados e, ao encontrarem o inimigo, se precipitarão em uma batalha sem autorização. Se ao mesmo tempo, o chefe é ignorante das suas habilidades, então o exército se desmoronará”. (p.XXV, Tzu)
Quando os funcionários têm desavenças com o chefe, eles se tornam mais difíceis de serem liderados, pois