trocas termicas
O homem é o que chamamos um animal homeotérmico, ou seja, sua energia vital é conseguida através de fenômenos térmicos em um processo chamado metabolismo. Sua energia útil, entretanto é 20% da metabolizada. Os restantes 80% são transformados em calor e devem ser eliminados para que o equilíbrio seja mantido.
DIAGRAMA BIOCLIMÁTICO
O diagrama do Prof. Givoni identifica “zonas” de conforto e/ou de estratégias de arquitetura bioclimática, em função dos valores que encontramos no local de umidade e temperatura do ar.
DIAGNÓSTICO DOMICROCLIMA
•No estudo do microclima o arquiteto deve avaliar apenas o impacto do entorno próximo à edificação – entorno natural, construído ou legislado – sobre a performance da construção.
•Para uma primeira definição de estratégias bioclimática, não sendo possível conseguir os dados das estações climatológicas, uma pesquisa no terreno ajuda a definir o tipo de clima em jogo, medem-se os valores médios da temperatura do ar e umidade dos meses extremos- que são os piores- e aplica-se na tabela a seguir. •Com relação aos ventos um simpels observação, utilização de bússula, conversa com a vizinha e o uso da tabela abaixo pode nos ajudar
TROCAS POR RADIAÇÃO
TROCA POR CONDUÇÃO
TROCA POR CONVECÇÃO
TROCA POR CONVECÇÃO
Ajuda a evacuar o calor pela evaporação nos poros;
Dissipa o calor acumulado nas superfícies internas da edificação - paredes, piso e teto.
Garante a manutenção da qualidade do ar que respiramos.
DESEMPENHO TÉRMICO EM EDIFICAÇÕES
http://www.fec.unicamp.br/~damore/conforto
27.swf