trocas termicas 1
As trocas térmicas entre os corpos surgem de uma das duas condições básicas:
•
Existência
de
corpos
que
estejam
temperaturas diferentes;
• Mudança de estado de agregação.
a
Corpos que estejam a temperaturas diferentes trocam calor:
os mais “quentes” perdendo
os mais “frios” ganhando
O calor envolvido nessa troca é denominado calor sensível.
TROCAS TÉRMICAS
A não satisfação pode ser causada pela sensação de desconforto pelo calor ou pelo frio, quando o balanço térmico não é estável, ou seja, quando há diferenças entre o calor produzido pelo corpo e o calor perdido para o ambiente.
TROCAS TÉRMICAS
Analisando-se dentro de uma ótica física dos mecanismos de trocas de calor, sugere-se uma definição para neutralidade térmica como sendo “O estado físico no qual todo o calor gerado pelo organismo através do metabolismo seja trocado em igual proporção com o ambiente ao seu redor, não havendo nem acúmulo de calor e nem perda excessiva do mesmo, mantendo a temperatura corporal constante”.
MECANISMOS DE TERMO-REGULAÇÃO
Reação ao Calor:
Com o verão existem dificuldades para eliminar o calor devido a alta temperatura do meio. Desta forma, origina-se a vasodilatação. Esta aumenta o volume de sangue, acelerando o ritmo cardíaco e provocando a transpiração.
MECANISMOS DE TERMO-REGULAÇÃO
Reação ao frio:
Com o frio existem as dificuldades para manter o calor devido a baixa temperatura do meio. Desta forma, origina-se a vasoconstrição. Esta provoca a diminuição do volume de sangue e do ritmo cardíaco.
A PELE
É
através da pele que se realizam as trocas de calor, ou seja, a pele é o principal termo-regulador do organismo humano.
A
temperatura da pele é regulado pelo fluxo sanguíneo que a percorre, ou seja, quanto mais intenso o fluxo, mais elevado sua temperatura.
Outro
mecanismo de termo-regulação da pele é a transpiração, que tem início quando as perdas por convecção e radiação são inferiores às perdas