Relatório sobre análise das trocas térmicas secas
Conforto Térmico
Semestre: 2011.2
Relatório sobre análise das trocas térmicas secas
Introdução
Esta análise é baseada na experiência realizada na Praça do IFPB no dia 11 de Novembro de 2011 as 08h50min, com a finalidade de observar o comportamento de materiais em meio às trocas térmicas por condução e convecção de uma determinada estrutura (caixa em MDF) exposta à radiação solar.
Esta pesquisa se faz importante ao nosso conhecimento, pois os resultados desta nos possibilita entender os fenômenos que ocorrem no nosso cotidiano, como a variação da temperatura e variação de volume (dilatação e contração), bem como entender por que elas ocorrem, como ocorrem e principalmente transpor esse conhecimento ao nosso meio de trabalho.
Metodologia
A pesquisa foi realizada decorrente a utilização da caixa (numero 1) em MDF, de um termômetro digital para as medições das temperaturas do ar interno (TAI) e externo (TAE) e um termômetro infravermelho para as medições das temperaturas da superfície do piso externo (TPISO), da tampa (TSE), e da base interna da caixa (TSI).
Os procedimentos da pesquisa foram realizados em duas principais etapas:
1- Na primeira etapa a caixa foi colocada no chão as 08h50min, expondo-a ao sol por 10 minutos e logo após foi verificado as temperaturas do piso externo, da tampa da caixa, do interior da caixa, do ar externo e interno.
2- Na segunda etapa a caixa foi colocada no chão as 09h06min, durante 5 minutos, logo após verificamos as temperaturas do piso externo, da tampa da caixa, do interior da caixa, do ar externo e interno. Obtendo os dados a seguir:
Descrição Física
O artefato de nossa pesquisa era uma caixa em MDF com tampa na cor branca e nas dimensões de 15x15x25 cm (Largura X Altura X Profundidade).
Analise do Comportamento do Experimento
No