A arte da guerra
RAYANE KUROSE
TECNICO EM QUÍMICA
A Arte da Guerra – Sun Tzu
Trabalho apresentado à disciplina de Língua Portuguesa do curso técnico em química e da Escola Paulo freire - como requisito parcial para a avaliação. Professora: Dalva Suzana
Campo Grande MS
22/04/2014
ESCOLA PAULO FREIRE
RAYANE KUROSE
TECNICO EM QUÍMICA
A Arte da Guerra – Sun Tzu
Campo Grande MS
22/04/2014
Copyright desta tradução: Editora Martin Claret Ltda., 2001.
Título original: The Art of War.
Rayane Mayumi Brasil Kurose
RESENHA CRITICA DO LIVRO
A ARTE DA GUERRA – SUN TZU
Sun Tzu um poderoso general filósofo escreveu um livro de “como fazer guerra” em treze capítulos, que mesmo depois de 25 séculos não foi ultrapassado nem em compreensibilidade nem em conhecimento. A Arte da Guerra um dos livros mais antigo tratado sobre o assunto começa assim:
“A guerra é uma questão vital para o estado. Por esse campo onde se decidem a vida ou a morte, o caminho para a sobrevivência ou para a ruína, torna-se de suma importância estuda-la com muito cuidado, em todos os seus detalhes”.
E termina com um sábio ensinamento:
“Dessa maneira, apenas o governante esclarecido e o general criterioso usarão as mais dotadas inteligências do exército para a espionagem, obtendo, dessa forma, grandes resultados”.
Em todo o livro, busca transmitir sua afirmação, válida para todos os tempos:
“... o verdadeiro objetivo da guerra é a paz”.
Para o autor a única forma para prever o resultado de uma guerra é analisar cinco fatores: caminho (o pensamento do povo em harmonia com a do governante), clima (o tempo e a sucessão das estações), terra (distancias condições do terreno), líder (sabedoria, integridade, disciplina, coragem e humanidade) e métodos.
“Todo guerreiro se baseia em simulação. Assim, o capaz se fingira incapaz e o ativo apresentará inatividade. Quando próximo, finja