A ARTE DA GUERRA
“A Arte da Guerra”
Segurança DOS Documentos e das Informações
Sumário
INTRODUÇÃO......................................................................................... 3
DESENVOLVIMENTO DO TEMA............................................................ 4
CONCLUSÃO........................................................................................... 7
INTRUDUÇÃO
Sun Tzu foi um general-filósofo chinês que viveu no período do século IV a.C. e escreveu os treze capítulos de um manual de estratégias de guerra que ficaria conhecido como A Arte da Guerra. Esse livro compõe um panorama de todos os eventos e circunstâncias que envolvem uma guerra em geral.
Nele Sun Tzu expõem a importância da obediência, da disciplina, do planejamento, do conhecimento e da motivação da tropa para atingir os objetivos.
A Arte da Guerra, por ter sido escrito há tantos séculos, pode parecer ultrapassado em um mundo atual onde as coisas andam em uma velocidade incrível. Mas, ao invés disso, este livro é considerado um clássico no mundo moderno, sua principal utilização nos dias de hoje é voltada para o mundo dos negócios, tornando-se uma das leituras mais utilizadas por empresários e administradores em todo o mundo.
DESENVOLVIMENTO
O livro A arte da Guerra nos apresenta métodos, táticas, e ensinamentos fundamentais para a vitória utilizados nas batalhas antes mesmo do nascimento de Jesus Cristo, este livro descreve estratégias de guerra de maneira a compor todos os eventos que envolvem uma guerra racional.
O primeiro capítulo do livro ensina que é necessário o desenvolvimento de planos e estratégias, para isto é fundamental que se faça um estudo preliminar onde cinco fatores fundamentais são mencionados por Sun Tzu, sendo eles, a “Lei Moral”, que corresponde a influência moral, o Paraíso, que refere-se às condições