Testemunha de Jeova
Licenciatura em Gestão de Empresas – Ano Lectivo 2012/2013
Testemunhas de Jeová
Uma análise a evolução das testemunhas de Jeová
Índice
Introdução
Segundo Paul Poupard (As Religiões), desde 607 antes de cristo (fim do Reino de Israel) deus já não era representado. A data charneira de 1914 marca o fim de uma era (quando Satanás e os demónios foram lançados sobre a terra, vencidos por cristo) e o início do último período da história humana que terminará com Har-maguedon, durante esta geração. As Testemunhas serão poupadas e reunir-se-ão, numa tranquila felicidade na terra, com os simpatizantes do movimento (os `` jonadabs``, as ``outras ovelhas´´). Os 144000 ``ungidos´´, que se tornaram criaturas espirituais, irão para o céu. Os fiéis das outras religiões, os pecadores inveterados, os responsáveis pelas igrejas e pelos governos (os ``lobos disfarçados de ovelhas``) serão completamente destruídos pela ``segunda morte´´ (a alma não é imortal).
Sendo todos os Estados, grupo, e sociedade obra do diabo, a testemunha não pode aderir a nenhum deles nem por voto, nem por participação numa associação mesmo que seja de beneficência, nem pelo serviço militar ou civil. A testemunha está livre dessa participação porque depende de um outro governo, o de Jeová. Daí a recusa de qualquer ecumenismo e um forte controlo sobre o grupo, mas também um desejo muito forte de perfeição moral e de pureza de vida.
1. Matriz teórica
1.1 Ciência de referência
1.1.2 Sociologia das religiões
Busca explicar empiricamente as relações mútuas entre a religião e sociedade. Os estudos fundamentam-se na dimensão social da religião e na dimensão religiosa da sociedade.
1.1.2.1 Religião
Deriva do termo latino “Re-Ligare”, que significa “religação” com o divino. Essa definição engloba necessariamente qualquer forma de aspeto místico e religioso, abrangendo seitas, mitologias e quaisquer outras