A arte da guerra
O texto tem relação com os vários tipos de competição e conflito geral ,tendo como objetivo a vitória sem luta.
Dentro dos vários princípios estratégicos podemos citar: Antes de vencer os outros, vencer a si próprio, Evitar a força, Atacar a fraqueza, Vencer todos sem lutar. A Arte da Guerra tornou-se um clássico, e hoje é utilizado como um manual de marketing por importantes executivos, administradores dentre outros, uma vez que a concorrência entre as empresas tornou-se uma verdadeira batalha.
Autor: Sun Tzu
Editora: Martin Claret
Ano: 2004
Número de páginas: 142
A Arte da Guerra, foi escrita em um momento agitado, entre Estados Guerreiros da China, os ensinamentos de Sun Tzu, atualmente são de grande valia principalmente nos negócios.
Dividida em treze capítulos, a Obra aglomera as diversas estratégias que devem ser utilizadas ao decorrer de uma batalha. Abordando argumentos claros, o autor deixa transparecer a importância da motivação, disciplina e obediência.
Possuindo um caráter militar, a obra de Sun Tzu, ganhou destaque na guerra dos negócios. Observando o campo de batalha como o mercado e os concorrentes como inimigos, conseguimos assim definições de fácil aplicação ao mundo dos negócios.
De acordo com as análises realizadas nas situação em que a empresa e a concorrência se encontra é possível ter uma prévia do resultado, emabasada nos a caminhos a percorrer.Pois para a se atingir uma meta é necessário conhecer o ambiente de ação, o obstáculo a ser vencido e também agir em conjunto.No entanto é preciso ter um líder que tenha habilidade e sabedoria suficiente para para treinar seus subordinados, disciplinando e designando de maneira justa, responsabilidades de acordo com a competência de cada um, fazendo com que as ordens sejam cumpridas, assim o