A arte da guerra
A arte da guerra é uma estratégia milenar que existe desde os tempos antigos, grandes generais de outrora utilizavam desse conhecimento para alcançar a vitoria em suas batalhas.
Voltado para os dias de hoje, o livro de Sun Tzu tem muito haver com o gerenciamento de projetos, seus ensinos voltados para a guerra podem ser utilizados pelos gestores de hoje para suas estratégias empresariais.
Sun Tzu disse:
A guerra é um dos assuntos mais importantes do Estado. É o campo onde, a vida e a morte são determinadas. É o caminho da sobrevivência ou da desgraça de um Estado. Assim, o Estado deve examinar com muita atenção este assunto antes de buscar a guerra.
Traduzindo isso para os nossos dias, podemos dizer que um Gestor de Projetos deve antes de elaborar qualquer projeto que seja, analisar todo um contexto ao seu redor para prever se seu projeto terá sucesso ou fracassará. Um projeto mal elaborado é a desgraça de uma organização, é o campo onde a morte ou a vida da empresa está em jogo. Por isso é que vale toda uma analise de um perito.
Sun Tzu disse:
Para prever-se o resultado de uma guerra, devemos analisar e comparar as nossas próprias condições, e as do inimigo, baseados em cinco fatores.
Os cinco fatores são os seguintes: caminho, clima, terreno, comando e doutrina.
Para prescrever um projeto, o gestor deve analisar cada um desses fatores que Sun Tzu colocou como relevantes.
O caminho que é colocar nos funcionários as suas idéias e fazer com que os mesmos abracem a causa e estejam ao lado do gestor em qualquer decisão que ele tomar.
O clima que é nada mais que as estações do ano, o gestor deve analisar antes de começar um projeto de uma construção de uma loja por exemplo a época em que começará o período das chuvas porque isso dificultará a continuação das obras.
O terreno que são as condições da natureza, onde ele pretende construir sua loja, se é um terreno bom para a construção, se precisará fazer um