A Arte Africana é a base fundadora da chamada Arte Afro
- As manifestações artísticas africanas deram-se predominantemente em áreas rurais, submetidas a uma consciência tribal e a um senso estético derivado em grande medida de aspectos espirituais da vida comunal. A Arte Africana despreocupa-se com a reprodução mimética da realidade em favor de um ponto de vista estilizado acerca dela. O aspecto comunal dessa arte tem como intuito o reforço de um coletivismo ligado à imposição de saberes, de valores e de estéticas entre os membros da comunidade.
- Essa forma artística tem, portanto, um forte apelo religioso na maioria das comunidades e tribos africanas, pois tem um papel crucial no culto dos Orixás, nos ritos de passagem, etc.
- Uma das peculiaridades da Arte Africana é o fato das cabeças em esculturas e máscaras serem representadas hiperbolicamente, porque simbolizam a personalidade, o saber e a experiência, que muito são valorizados pelas culturas africanas. Outro exemplo relevante é o hábito de representar línguas de forma desproporcional em relação à boca que as contêm, o que alude à fala, que é fundamental em culturas muito alicerçadas na tradição oral. Os pés também são representados em desproporção em relação aos corpos aos quais estão relacionados, o que aponta para tanto uma valorização da terra numa dimensão