Apresentação CONSTRUÇÃO CIVIL 2
2
ARGAMASSA COM POLÍMEROS
EQUIPE: DIEGO MARLO DE MEDEIROS,
EVERTON VALNER DE SOUZA.
Impermeabilização
Rígida
A NBR 9575/2003 denomina impermeabilização rígida como o conjunto de materiais ou produtos aplicáveis nas partes construtivas não sujeita à fissuração. Os impermeabilizantes rígidos não trabalham junto com a estrutura, o que leva a exclusão de áreas expostas a grandes variações de temperatura.
Argamassa
impermeável com aditivo
hidrófugo
Aditivos hidrófugos são aditivos impermeabilizantes de pega normal, reagindo com o cimento durante o processo de hidratação. São compostos de sais metálicos e silicatos (DENVER, 2008).
Os
aditivos hidrófugos proporcionam a redução da permeabilidade e absorção capilar, através do preenchimento de vazios nos capilares na pasta de cimento hidratado, tornando os concretos e argamassas impermeáveis à penetração de água e umidade. (SIKA, 2008)
Cunha
e Neumann (1979) afirmam que o aditivo hidrófugo é aplicado em argamassas de revestimento utilizadas para impermeabilizações de elementos que não estejam sujeitos a movimentações estruturais, que ocasionariam a formação de trincas e fissuras.
Esse sistema não é indicado para locais com exposição ao sol que possa ocorrer algum tipo de dilatação no substrato.
O aditivo deve ser dissolvido na água de amassamento a ser utilizada, conforme a figura 3. A aplicação da argamassa aditivada deve ser feita em duas ou três camadas de aproximadamente 1 cm de espessura, desempenando a última camada, cuidando para não alisar com desempenadeira de aço ou colher de pedreiro (SIKA, 2008).
A principal vantagem desse sistema é a facilidade de aplicação e desvantagem é que deve ser aplicado em conjunto com outro sistema impermeabilizante, assim garante-se a estanqueidade, pois esse sistema é muito suscetível a movimentações dos elementos.
Figura 3 – Preparação da argamassa com o aditivo hidrófugo.
(VIEIRA, 2005, P. 76)