A arca de noé
Depois soltou várias vezes a pomba, até que ela não voltou porque as águas tinham secado. Então Noé pôde sair. Pois bem, se a pomba não mais voltou e havia um único casal de cada espécie na arca, com quem o pombo se reproduziu depois?
Em primeiro lugar, Noé recebeu ordens de Deus para construir uma nave de 150 metros de comprimento, 25 de largura e 15 de altura, com 3 pisos de cinco metros cada. Estas medidas mostram-se exorbitantes, pois são as medidas de um transatlântico moderno, nunca conseguido pela engenharia naval até o século XIX.
O relato está localizado na pré-história, quando ainda não se conhecia o uso dos metais. Como se podia fazer um navio tão grande sem instrumentos metálicos?
Precisar-se-ia, além do mais, da ajuda de centenas de pessoas. Como foi construído só com a ajuda de Noé, de seus quatro filhos e de suas esposas?
Em relação aos animais
O mais pitoresco e difícil de admitir é o que se refere aos animais que Noé e os seus deviam introduzir na arca. Como poderiam reunir um casal de cada espécie existente para salvá-las da extinção? Foram capazes de percorrer os cinco continentes do planeta para trazê-los, alguns de uma distância de 20 mil quilômetros?
Acrescente-se a isto outra dificuldade: existem sobre a terra 1.700 espécies de mamíferos, 10.087 espécies de aves, 987 de répteis e aproximadamente 1.200.000 espécies de insetos. Para piorar, calcula-se que nesta época eram 15.000 as espécies de mamíferos, 25.000 as espécies de aves, 6.000 as de répteis, 2.500 as de anfíbios e mais de 10 milhões as espécies de insetos. Mais ainda. Os zoólogos julgam que em nosso planeta pode haver entre 5 a 10 milhões de espécies animais ainda sem identificação, ocultas aos olhos da ciência, nos gelos polares, nas densas selvas tropicais