Resenha o pequen principeo
851 palavras
4 páginas
Analise do Capítulo II do Livro O Pequeno Príncipe.Em uma sociedade cada vez mais tecnológica as relações sociais se formam na individualidade, na indiferença entre as pessoas. Cada um está preocupado com o seu próprio bem estar e valores tão importantes para nossa formação social, como por exemplo: a amizade, o respeito, o carinho, o amor. Características estas percebidas nos textos literários “O pequeno príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry. Diante disso, esse trabalho promove uma análise temática entre o texto em questão, buscando estabelecer as semelhanças entre eles, pois ambos foram feitos com a intenção de comover o leitor e fazê-lo refletir sobre aspectos fundamentais na formação humana. Outro ponto importante percebido nos dois textos é o poder do olhar infantil e a pobreza do olhar de um adulto diante da amizade, valorizada por um e menosprezada pelo outro.
O objeto é promover uma análise temática do texto literários, “O Pequeno Príncipe”, enfocando aspectos importantes para a formação humana, como a amizade, o carinho, o respeito, solidariedade, entre outros.
Compreender o texto literário como um fator de humanização importante para a nossa formação social, que desperta reflexões importantes sobre nossas vidas.
Esta reflexão nos permite focalizar principalmente os temas relacionados à formação humana, como por exemplo: a amizade, o amor, o respeito e uma reflexão sobre a relação entre as gerações, como as crianças e os adultos.
Um dos assuntos mais retratados no texto mencionado é a valorização do que é comum. Fato que não ocorre no nosso cotidiano. Na obra “O Pequeno Príncipe”, o personagem principal se considera rico pelo simples fato de ter uma rosa, coisa muito corriqueira em nosso meio, a rosa para o principezinho seria como um amigo que temos, mas como é comum e faz parte de nossa rotina, não valorizarmos. Hoje já estamos tão acostumados com as coisas do nosso dia a dia, que acabamos deixando de vê-las, que o comum está se tornando