Pimii
“É ponto pacífico hoje que Governo e empresas encontram-se de tal modo interligados que, por encontram-se de tal modo interligados que, por muitos anos, nenhuma das partes será capaz de qualquer gesto ou atitude sem o apoio da outra.” THE ECONOMIST
Governo = estado + população + território
É um conjunto de órgãos e funções por meio do qual a autoridade dirige regula, meio do qual a autoridade dirige regula, através de normas, as atividades dos meios.
FORMAS DE AÇÃO ECONOMICA DO SETOR PÚBLICO
A participação estado como regulador da atividade econômica: Seus gastos, Controles de receita, e a produção de bens e serviços.
PARA QUE SERVEM?.
Os impostos? Fonte de receita, serve para cobrir as despesas governamentais e também para estabelecer ou modificar determinados bens, além de servirem como ferramenta de distribuição de renda.
Controle de importações e exportações?
Chamadas normas de segurança, servem para regular as permissões para importação e exportação de insumos, produtos básicos outros bens.
Controle de preços? Controle da inflação...
Responsável pela... * Fixação da renda de parcela da população (Salário mínimo). * Influência nas operações do setor privado. * Manutenção do pleno emprego. * Motivação do investimento em áreas. * Modificação da distribuição “natural” de renda do setor privado. * Suprimento de bens e serviços ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA
Conceitos Básicos
Objetivo:
Apresentar o contexto histórico da economia no país.
Conteúdo:
* Panorama descritivo da economia * Brasileira e Conceitos Básicos. * Transação demográfica. * Estrutura etária. * Migrações internas e urbanização.
Panorama descritivo da economia Brasileira e Conceitos Básicos.
MUDANÇAS: Na passagem do séc. XX para XXI.
A economia brasileira cresceu, Porém a população multiplicou- se quase 10 vezes. ANO | Nº DE RESIDENTES | 1900 | 17 milhões | 1950 | 52 milhões |