Resenha video "mauss segundo suas alunas"
O video realizada pelas professoras da universidade Federal de Santa Catarina conta um pouco mais sobre a vida do antropólogo francês Marcel Mauss, destacando sua trajetória intelectual e docente, rememorando suas principais obras e a importância das mesmas por meio de entrevistas realizadas com três de suas principais ex-alunas: Denise Paulme, Germaine Dieterlain e Germaine Tillion.
O vídeo não chega a uma hora, são exatamente 40 minutos, nos quais as entrevistadas nos conta fatos e curiosidades da vida do sobrinho do Durkheim que não podem ser encontrados em livros. Começando pelo fato de sua sala possuir mais de 20 mulheres nos anos 30, algo surpreendente naquela época e que as alunas contam com admiração ao mesmo por ter lhes aberto um mundo novo de pesquisa sobre o homem. O antropólogo lecionava três cursos, um no Institute de L’Etnologie, um na Sorbonne e outro no Collège de France; com temas diferentes em cada um, as aulas costumavam durar mais de uma hora e eram totalmente dadas no discurso oral, mesmo o professor estando com suas anotações do lado.
As alunas também contam como o professor levou à aula o grande Malinowski e após a aula foram almoçar na casa do mesmo, como Mauss mesmo não concordando com outros os respeitava e criticava com respeito, tanto que mesmo possuindo temperamento diferente e não concordando com teorias de Rivet e Levy-Bruhl, se uniram e se respeitaram pois sabiam da necessidade um do outro para fundar o Instituto de Etnologia.
Como o mesmo nunca escreveu um livro só dele, apenas artigos na revista do tio, Denise Paulme teve a ideia de coletar todos os seus cadernos para