A apropriação do verde pelos condomínios residenciais verticais no município de são paulo
A apropriação do verde pelos condomínios residenciais verticais no Município de São Paulo
Monografia apresentada no departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo para obtenção do grau de bacharel em Geografia.
Orientadora: Profª. Dra. Glória da Anunciação Alves
São Paulo, Agosto de 2008
1
Agradecimentos Agradeço a todos que me ajudaram de alguma forma ao longo da jornada da graduação e, na sua parte final na elaboração deste trabalho de pesquisa. Em especial: Ricardo Jurca, pela companhia, paciência e apoio, sinceros e constantes. Maria Cristina Lima e Maria Helena Garcia, por estarem desde sempre por perto. Minha família. Meus pais, pela confiança, apoio, e por todas as experiências que me deixaram viver. Minha irmã Cinthia Tsuda, pelo auxílio na redação final deste trabalho, pela amizade e pela companhia. Tomás Wissenbach, pela revisão e conselhos na finalização da pesquisa, Akinori Kawata, Silvio Ribeiro, pelo auxílio na elaboração dos mapas, e todos os colegas da SEMPLA – Secretaria Municipal de Planejamento da Prefeitura de São Paulo – por tudo o que aprendi durante o meu estágio. Patrícia Sepe e Fábio Costa, da SVMA – Secretaria do Verde e Meio Ambiente, por terem me ajudado a compreender o processo de implantação das áreas verdes públicas. Meire Kimura, pela elaboração da capa. Bud e Melissa Neptune, pelas correções na tradução do resumo. Aos amigos da turma da Geografia 2005, período noturno. À professora Glória Alves, por ter me orientado neste trabalho. À cidade de São Paulo, por se apresentar tão imensa, rica, complexa e cheia de contrastes, por me estimular a pensar e escolher o tema deste trabalho.
2
Resumo O discurso do desenvolvimento sustentável, as preocupações da sociedade com o aquecimento global e o desejo do homem de estar em contato com a natureza são os principais aspectos filosóficos que justificam o fato do verde ter se tornado um foco