Microcrisgominha

815 palavras 4 páginas
ANTIBIOGRAMA INTRODUÇÃO
O antibiograma é um teste que permite se analisado a sensibilidade de bactérias a determinados tipos de antibióticos e antissépticos. Tendo o resultado mostrado depois de 24 horas dentro de uma estufa à 37 ºC.
A sensibilidade é demonstrada pelo halo de inibição de crescimento que se forma ao redor do disco de antissépticos. De acordo com o tamanho do halo, é que define a bactéria como resistente, sensível ou pouco sensível, ao antisséptico. O antibiograma é uma técnica fundamental, pois através deste permite a escolha do antimicrobiano apropriado para o controle da infecção desejada e estudada.
Após o estabelecimento da cultura, existem duas formas distintas de se alcançar um antibiograma: * Método semi-quantitativo baseado em difusão, também conhecido como método de Kirby-Bauer: diversos discos no qual estão contidos antibióticos diferentes, ou discos de papel impregnado, são distribuídos em zonas distintas de uma placa que contém meio de cultura (meio rico em nutrientes no qual as bactérias multiplicam-se). O antibiótico difunde-se na periferia de cada disco, e um halo de lise bacteriana transparece. Uma vez que a concentração do antibiótico é maior no centro, e menor na periferia do halo, o diâmetro sugere a concentração inibitória mínima. A transformação do diâmetro em milímetros para a concentração inibitória mínima em µg/ml é feita com base em curvas lineares de regressão previamente conhecidas. * Método quantitativo baseado em diluição: diversos recipientes com diluições de antibióticos gradativamente mais baixas são inoculadas com o microorganismo analisado. O recipiente no qual o microorganismo não conseguiu multiplicar-se possui a concentração inibitória mínima.

De acordo com Ribeiro, et al.(2000, p. 69)

OBJETIVO
A aula teve como objetivo determinar a sensibilidade de bactérias coletadas da saliva, a diferentes tipos de antissépticos, com base no teste de antibiograma. METODOS
Com a pipeta, transferir

Relacionados