A APLICAÇÃO DA LEI Nº 11.645/08 AVANÇOS E DESAFIOS: NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Kanaã Tupinambá dos Santos Monteiro Karipuna*
A APLICAÇÃO DA LEI Nº 11.645/08 AVANÇOS E DESAFIOS:
NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Artigo apresentado ao curso de Pedagogia, da Faculdade de Tecnologia e Ciências FTC – ead como requisito a obtenção de grau de pedagogo. Orientadora a tutora Cristiane Pimentel da Silva.
Alexânia/GO
2013
AGRADECIMENTOS
Em primeiro lugar quero agradecer a Deus, por ter me dado a oportunidade de chegar até aqui, (obrigada Senhor), e um agradecimento em especial a duas pessoas maravilhosas que me incentivaram nesta caminhada durantes estes quatro anos de muitas lutas e vitórias, meu pai Juarez Monteiro (índio Fulni-ô) e minha mãe Regina Karipuna (índia Karipuna), e também a meus irmãos Haúni, Taiguara e Jenh, e as minhas lindinhas Kássia Monayara, Júlia Yarah e Ynaiê Kaiala que me deram força e incentivo para continuar, só tenho a agradecer a toda minha família pela persistência e paciência que tiveram comigo.
E, não podendo esquecer claro dos meus colegas e amigos, dos professores, dos coordenadores da FTC, e da tutora Cristiane Pimentel, por me ajudar a vencer com seus elogios, incentivos e broncas, obrigados a todos os responsáveis por esta vitória.
RESUMO
Este artigo tem por finalidade apresentar os principais aspectos na aplicação da lei nº 11.645/08 que inclui a cultura indígena no currículo escolar não indígena. A pesquisa aponta a necessidade de uma atenção maior voltada a temática indígena na escola, é preciso um controle social para que a lei seja efetivada, para isso é importante a participação do Sistema de Educação, uma formação continuada para os professores, a disponibilização de materiais didáticos e pedagógicos, e entre outros, alguns aspectos culturais que interferem diretamente na perspectiva do alcance de uma sociedade mais igualitária.
Palavras – Chave: Lei nº 11.645/08. Educação.