A Aplicaçao da Quimica na Engenharia Civil
Importância da Química na Engenharia Civil
O conhecimento de química é muito importante para o engenheiro civil, o conhecimento da química dá bases fundamentais para as invenções dos engenheiros civis. Sem os conhecimentos sobre os materiais e das suas propriedades, jamais se pode inventar com segurança e responsabilidade as obras civis. Pois a química na área construção civil é de suma importância no que diz respeito à composição de certos cimentos e agregados (areia, pedra) pode resultar em efeitos indesejáveis no concreto (reações químicas expansivas e ou corrosivas à armadura) no decorrer do tempo. Analisando os mesmos; há possibilidade de empregar aditivos que neutralizem estes efeitos, ou até mesmo a cada tipo de cimento a sua determinada aplicação, sejam em pré-moldados ou estruturas que exijam maior resistência, flexibilidade, rigidez, força de empuxo, o uso da areia e pedra, por exemplo, tem sua dosagem certa pré-determinada, isso evita acidentes. O uso destes sem uma analise química de quantidade certa ou até mesmo a escolha certa de cada um, pode ocasionar em fraqueza de estrutura causando assim em casos mais sérios uma patologia em pequenas e grandes obras, o que compromete assim deixando vulnerável, frágil ou até mesmo criando uma estrutura fadada ao fracasso com desabamentos ou entraves mais sério em uma obra.
Aditivos Químicos que auxiliam na Construção Civil
Aceleradores: Aumentam a velocidade de hidratação do cimento. Aceleradores de pega: reduzem o tempo de pega dos cimentos. Aceleradores de endurecimento: aumentam a resistência inicial do concreto, sem alterar o tempo de pega. Aditivos para Argamassas: Produtos que modificam as propriedades das argamassas, aumentando sua consistência, deslizamento, impermeabilidade, aderência e reduzem os custos de sua fabricação.
Aditivos para Blocos e Pavers: Aditivos biodegradáveis, de função densificadora, que melhoram a consistência e a qualidade da argamassa,