A APAE
Nos anos 80 intensificaram - se no município de Sobral os movimentos em prol da excepcionalidade, na tentativa de criar uma instituição que atendesse as necessidades das pessoas portadoras de deficiência. Participaram desses movimentos, diversos segmentos da população sobralense. Entretanto, apesar dos esforços e interesse dos envolvidos, o projeto almejado não se concretizou.
Somente em 1990, com o lançamento da campanha "Adote um Excepcional", lançado em todos os Lions Clube do Estado do Ceará, o movimento cresceu e se fortaleceu.
A partir desses encontros surgiu a proposta de implantar uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais em Sobral. Sendo assim, organizou - se uma reunião contando com a presença da Presidente da APAE - Fortaleza, coordenadora da Região e pessoas da comunidade. Desse encontro resultou a necessidade de conhecer as experiências bem sucedidas no Estado do Ceará, através de visitas às APAE - Juazeiro e APAE - Fortaleza.
Após visitas, as reuniões passaram a acontecer de forma mais sistemáticas, a documentação necessária foi providenciada e homologada. O terreno, material e recurso financeiro para construção da sede inicial foram doados pelas senhoras Rosana Feijão Andrade e Maria da Conceição Sousa Ponte. Esta é atual presidente da APAE - Sobral.
Em 11 de dezembro de 1990 foi fundada a APAE - Sobral, sendo constituída por pais e amigos de uma comunidade significativa de alunos portadores de deficiência. A entidade atua há 1 anos na prestação de serviços de atenção às pessoas portadoras de necessidades especiais. Atualmente atende 222 Portadores de Necessidades Especiais, da faixa