Apae
O principal motivo pela escolha desse tema é por presenciar tão de perto as dificuldades passadas pela instituição que acaba envolvendo os pais, os alunos e até mesmo os professores. Há alguns anos, a APAE, que existe em Porto Velho tem diversas dificuldades para tentar suprir as necessidades exigidas por todos, e por isso, praticamente passam anualmente por dificuldades. O que eles possuem hoje é um espaço inadequado, totalmente improvisado e mal adaptado, pois, quase tudo não funciona como deveria ser. Atualmente a APAE de Porto Velho/RO, através de doações, ganhou um terreno e um projeto arquitetônico para a construção de uma nova sede, porém todas as necessidades não foram atendidas. A intensão de uma nova concepção de projeto é criar outro espaço mais planejado, com ótima estrutura priorizando a acessibilidade, conforto e funcionalidade.
Hoje a APAE de Porto Velho/RO possui uma lista de espera com mais de cinquenta alunos e por estarem em um espaço alugado, melhorias não podem ser feitas. Problemas com dimensionamento dos ambientes e setorização do espaço são dificuldades que implicam até no rendimento educacional.
A acessibilidade é outro problema sério para os alunos, pois a maioria possui algum tipo de deficiência na locomoção e o atual prédio não possui suas adaptações necessárias. Problemas com níveis, falta de rampas, ambientes não adaptados, pisos irregulares e não apropriados são comuns. Dificuldades estas que o projeto pretende eliminar, afinal a acessibilidade será o ponto forte da instituição.
O terreno escolhido fica localizado no limite do bairro Igarapé com o bairro Cuniã, na zona leste de Porto Velho. A