Apae
O presente trabalho busca resgatar a história da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Barra de São Francisco, conhecendo sua origem e os caminhos por ela percorrido. Durante a pesquisa, pode-se observar as mudanças alcançadas e necessárias na instituição, desde sua fundação até os dias de hoje. Esta instituição é o resultado de um movimento que se destaca pelo trabalho realizado com pessoas portadoras de necessidades especiais. O desenvolvimento do mesmo faz com que a concepção filosófica voltada à defesa dos direitos dessas pessoas e a integridade de suas famílias, fossem evoluindo no decorrer dos anos.
Durante muito tempo os excepcionais desta cidade, não tinham acesso à escola ou a outro lugar que os ajudassem ultrapassar as barreiras da deficiência.
Sempre haverá uma história nova para contar dessa instituição, uma vez que ali há um grau elevado de diversidade, competência, esforço e amor que funcionários e alunos têm pela escola.
Este trabalho mostra que a entidade está aberta, para todos que necessitarem de seu atendimento e queiram ter acesso ao início de suas atividades educativas, fazendo com que a mesma seja realmente referência na região. Enfatizando a concepção, de que é necessário o aparecimento de uma nova consciência, através da qual, poderá provar as futuras gerações que a história pode ser feita, sem que haja heróis, vilões ou grandes acontecimentos.
HISTÓRIA DA APAE
História não é algo pronto e acabado. Ela não é passado, mas um olhar dirigido ao passado: a partir do que esse objeto ficou representado, o historiador elabora sua própria representação. A história se faz com documentos e fontes, idéias e imaginação.
(Borges, 1994)
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE, foi fundada por uma assembléia realizada em 4 de março de 1978, pela Loja Maçônica 14 de Julho e Lions Clube de Barra de São Francisco, é uma entidade civil, filantrópica, de caráter educacional,