Hist Ria De Alfabeto Manual1
904 palavras
4 páginas
COMO ESTAS 26 LETRAS SE APROXIMARAM DO POVO SURDO?Karin Lílian Strobel
Doutoranda em educação da UFSC
Conversando com um vendedor Surdo, (...) em sua viagem vai descobrindo novos Surdos e divulgando a Libras a educação, direitos e contando as novidades das demais localidades
Realiza troca de sinais da Libras entre uma comunidade e outra fazendo assim valer que a Libras é uma língua viva que há uma interação que deverá ser acompanhada.
(Shirley Vilhalva)
A história de surdos oficial que se embaraça e se trava com a história do próprio povo surdo, os discursos apaixonantes dos sujeitos surdos das gerações passadas nos quais nos faltam registros verídicos e comprovados para acrescentarmos as muitas páginas da história cultural.
O povo surdo olham para trás e percebem muitas realizações deslumbrantes dos pioneiros da cultura surda, no entanto a história cultural de surdos é longa e complexa, existem há dezenas de milhares de anos, inúmeros meios de se comunicar através da língua de sinais, desenhos, expressões faciais, corporais e imagens visuais..
Muitas vezes deduzimos que a prática do alfabeto manual surgiu no meio do povo surdo assim como a língua de sinais. Porém... estranhamente, não se usava o alfabeto manual para a comunicação entre os sujeitos surdos, pois as letras do alfabeto manual representam os sons que é da língua oral dos ouvinte, esta prática foi introduzida, primeiramente para o ensino da língua oral e posteriormente serviu como via de empréstimos lingüísticos das línguas orais para as língua de sinais.
Ainda não se sabemos com certeza absoluta a origem do primeiro alfabeto manual, também chamado de dactilológico, embora tenha sido praticado durante muitos séculos antes da Idade Média.
Há fragmentos de registros de que os antigos egípcios, judeus, gregos e romanos usavam os sinais com os dedos para simbolizar sons e que na Idade Média os monges beneditinos, na Itália utilizavam esta pratica para comunicar-se a fim de não violar o rígido voto de