A APAE 2
Logo depois, em 1990 com um projeto chamado: “adote um excepcional” que gerou interesse e impulso para a criação da APAE. Essa campanha possibilitou encontros que permitiam a aproximação de pessoas interessadas na implementação da associação. Desta forma, surgiu a proposta da criação da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) a partir das demandas que surgiram na cidade de Sobral-Ce. Desde então houveram diversas reuniões, principalmente para conhecer as experiências bem sucedidas nas APAEs já existentes, uma na cidade de Juazeiro do Norte e Fortaleza.
Após a resolução de todas as questões financeiras e relacionadas ao local da associação, ela finalmente foi fundada em 11 de dezembro de 1990. Sua construção contou com o apoio de pais e amigos de uma comunidade significativa de alunos portadores de deficiência e, também, com o apoio das senhoras Rosana Feijão Andrade e Maria da Conceição Sousa Ponte, que é a atual presidente da APAE.
A APAE foi a primeira instituição na qual fiz visita de Estágio Básico I. A associação fica localizada na Rua Acácio Alcântara, no Junco, na cidade de Sobral - CE e é dirigida pela Sra. Ailma Maria Gurgel da Silva com a presidente Sra. Maria de Conceição Sousa Ponte. É uma associação caritativa que tem como objetivo atender as necessidades de pessoas portadoras de deficiência, centrando-se na diminuição dos danos causados pela deficiência, na estimulação da aprendizagem, principalmente nas crianças e, também, a preparar pessoas