A anencefalia
Como não há ossos frontal, pariental e occipital, o cérebro remanescente encontra-se exposto e o tronco cerebral é deformado. A face é delimitada pela borda superior das órbitas que contém globos oculares salientares.
Conhecida vulgarmente como “ausência de cérebro”, na realidade, a anencefalia não consiste, necessariamente, na ausência total de encéfalo; existem graus variados de danos encefálicos. Trata-se de uma má-formação que passa de quadros menos graves a quadros de indubitável anencefalia. Esta realidade torna impossível uma definição exata e uma classificação rigorosa da anencefalia.
Você é a favor ou contra a legalização do aborto no caso de feto anencéfalo?
Eu penso que isto é um assunto da área médica. Então eu não sou nem contra nem a favor. Mas, apoiaria a decisão de qualquer médico que estando no exercício regular de sua profissão, para a qual prestou juramento perante a sociedade, sobre qual procedimento seria o de menor risco para a gestante... Realizar o aborto ou manter a gravidez até que o feto seja naturalmente parido. Penso que isso é um assunto que cabe à ética médica, decidir, pois nós leigos, ao interferirmos, estaremos unindo um caso a outro e criando empeços até para as familias de doadores de órgãos.
Estamos na contramão do direito à vida ao liberarmos a interrupção da gravidez, no caso de anencefalia?
No Brasil o aborto é legalizado perante o Código Penal em duas situações: quando uma mulher é acometida de estupro e quando há gravidez de feto com má formação, e este coloca em risco a vida da gestante.
Com esta decisão, o Supremo Tribunal Federal declarou inconstitucional qualquer interpretação do Código Penal no sentido de penalizar a antecipação terapêutica de parto de