Pilosidade
ENTREVISTA
Paulo Skaf avalia plano de crescimento do governo
Paulo Skaf evalúa el plan de crecimiento del gobierno
JAN/FEV/MAR 2007
R$ 20,00
Inovação Tecnológica
Amaciantes de tecidos à base de nanoemulsões de silicone
Suavizantes de tejidos a base de nanoemulsiones de silicona
Beneficiamento
O estágio atual da tinturaria e sua evolução previsível
La fase actual de la tintorería y su evolución previsible
PORTAL
www.textilia.net
O maior conteúdo da Cadeia Textil
El mayor conteniedo de la Cadena Textil
Fiação
Nova tecnologia permite aumentar a qualidade do fio
Nueva tecnología permite aumentar la calidad del hilo
fiação
Tecnologia desenvolvida no
Japão possibilita aumentar a qualidade dos fios, inclusive no sistema de fiação compacta. os últimos 50 anos, a velocidade dos fusos aumentou consideravelmente, passando de 27 m/s (metros por segundo) para os atuais 45 m/s.
A medida em que estas velocidades aumentaram, o diâmetro dos anéis foram reduzidos. Atualmente, o diâmetro interno mais utilizado é de 34 mm com alça entre 6 e 7 polegadas. A indústria fabricante destes componentes, entretanto, continua desenvolvendo novos produtos a fim de aumentar ainda mais estes parâmetros.
Inicialmente o material utilizado para fabricação de anéis e viajantes era o aço carbono comum, mas devido a evolução tecnológica, o material foi alterado para ligas de aço carbono – com tratamento especial de calor e com variações de acabamentos – visando atingir uma maior velocidade de fiação acompanhada de maior durabilidade, sempre preservando a qualidade do fio.
Com relação aos viajantes, usava-se um perfil redondo ou chato. Hoje, dentro dos vários perfis oferecidos no mercado, o mais utilizado é o meia-cana, que por ser mais fino é também mais flexível para o processamento dos vários tipos de fibras. Uma das novidades lançadas pela indústria em 1995 foi