Aveia-Branca
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
PIBIC /CNPQ / RELATÓRIO TÉCNICO FINAL
PRISCILA NUNES WENDEL
CARACTERIZAÇÃO DE GERMOPLASMA DE AVEIA-BRANCA
PROCESSO PIBIC /CNPQ INDIVIDUAL: 1987737509554655
ORIENTADORA: SIMONE MEREDITH SCHEFFER BASSO
BOLSISTA: PRISCILA NUNES WENDEL
GRUPO DE MORFOFISIOLOGIA DE PLANTAS FORRAGEIRAS
Caracterização de germoplasma de aveia-branca
1 INTRODUÇÃO
A aveia-branca (Avena sativa L.) é um cereal de inverno com ciclo anual, utilizada tanto para alimentação humana quanto animal. No Brasil é produzida principalmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Este cereal teve grande crescimento após o grande empenho de melhoristas com objetivo de transformar a planta e deixá-la mais apta para a região que a utiliza nos sistema de plantio direto.
Na alimentação animal é utilizada como planta forrageira tanto para pastejo, silagem ou grão. Sua grande resistência ao pisoteio com qualidade de rebrote e boa digestibilidade no rumem, afirma a aptidão da planta para utilização como pastejo animal. Como grão, a aveia tem uma grande quantidade de proteínas podendo até ser substituída pelo milho (Zea mays L.) nas formulações de rações. Na alimentação humana a aveia ainda é pouco utilizada no Brasil, porém, tem grande valor energético e nutricional equilibrado, pois sua composição química contém vitaminas, fibras alimentares, ácidos graxos, minerais e aminoácidos. O clima, local de cultivo e genótipo interferem nas qualidades e composições químicas da aveia (GUTKOSKI; PEDÓ, 2000).
O germoplasma é a fonte de variabilidade genética de uma planta qualquer, sendo assim existe dois tipos de fatores que podem modificar o mesmo. O primeiro sendo fenotípica e o segundo genotípica. A herdabilidade genética é passada de pai e mãe para filho, um dos fatores muito trabalhados inicialmente na genética da aveia foi à estatura, pois cultivares antigas possuíam estatura de até 150 cm em anos de boas condições