Aveia preta
Como essa aveia pode ser utilizada? Há séculos é usada como excelente forrageira de outono-inverno para as diversas espécies de animais, ruminantes ou não. Também é melhoradora das condições físicas, químicas e sanitárias dos solos. Tem conhecida ação na redução da infestação de nematóides do tipo Meloidogyne javanica, que formam galhas e são nocivos a diversas culturas, como o café e a soja. Com o advento do plantio direto na palha (PDP), essa espécie passou a ser fundamental na rotação de culturas e na formação de palha. Mais recentemente, com o crescimento dos modelos de exploração envolvendo a produção animal, ou seja, a Integração Agricultura-Pecuária ou Integração Lavoura-Pecuária, a importância das aveias tornou-se ainda maior.
Qual a principal vantagem dessa aveia para a agricultura? A aveia é uma das poucas culturas que podem ser usadas em rotação sem restrições por arte da cultura anterior e posterior. Todo agricultor que já a utilizou sabe dos benefícios que produz no solo e na sanidade da cultura seguinte. A aveia e sua palhada promovem a redução da população de plantas espontâneas em razão do seu efeito supressor/alelopático, principalmente sobre as de folhas estreitas, reduzindo-se, assim, os custos com capinas ou herbicidas nas culturas seguintes. Essa prática é particularmente benéfica antes das culturas de verão. No feijão, o benefício pode chegar a 69% e na soja, 38%.
Como usar a aveia-preta? Como adubo verde pode ser dessecada, rolada com rolo-faca ou incorporada ao solo na fase de “emborrachamento” ou de pré-floração. Para os cortes como forragem a ser dada