A ANALOGIA 10
INTRODUÇÃO:
O caminho da Sustentabilidade: “A leitura baseada no artigo “Trajetória da sustentabilidade”: do ambiental ao social do social ao econômico”, do autor Elimar Pinheiro do Nascimento, vem defendendo algo muito importante, que muitas vezes não damos o devido valor que é a sustentabilidade em que envolve o meio ambiental ligado ao social e econômico.
O autor defende a questão da sustentabilidade, de forma suprema que desenvolve a qualificação do desenvolvimento continuo que vem dando origem ao contexto do surgimento do pensamento sustentável, tendo ai um resultado que confronta uma ideia entre o mundo que os países desenvolvidos e os restantes no geral, e ainda entre os desenvolvimentistas e ambientalistas.
O autor desse artigo também expõe sua critica e sua argumentação, tendo a analise e discussão das suas dimensões que são: econômica, ambiental e social em ligação direta com a sustentabilidade e seu significado. A primeira dimensão do desenvolvimento sustentável enfatiza o ambiental, que traz o modelo de produção e consumo, sendo compatível com a base material em definição a economia, portanto gerando a produzir e consumir de forma a garantir no ecossistema que continuem a manter a sua autorreparação.
A segunda dimensão mostra na economia, o aumento da capacidade de produzir e de consumir com o crescimento da economia em recursos naturais, que propõem a tecnologia inovada que é sair do ciclo fóssil e aumentar a desmaterialização da economia.
E, na terceira dimensão que é social, que envolve a sociedade sustentável, buscam que todos os cidadãos tenham uma vida digna visando o mínimo necessário e tendo a consciência para não prejudicar os recursos naturais eimplantado a velha e desejável justiça social.
E na sua argumentação conclusiva vemos que o autor destaca as mudanças que ocorrem no caminho da compreensão da sustentabilidade, visando para a importância sobre o cuidado em especial sobre a crise ambiental.
A ética esta