A ANALISE DO COMPORTAMENTO APLICADA A EDUCAÇÃO
- A análise do comportamento, produzido a partir do estudo de interações entre o organismo e o seu ambiente.
- Por meio de um manifesto, Watson chamou a atenção da psicologia para o comportamento observável e para o meio ambiente.
- Uma escola da psicologia difundida no mundo todo e representada em todas as grandes universidades, é o Behaviorismo, surgida a partir do manifesto de Watson.
- Os principais conceitos dessa corrente são a noção de comportamento, de ambiente e de consequências reforçadas, e seu principal conceito a contingência tríplice.
NOÇÃO DE COMPORTAMENTO
- Comportamento é uma manifestação do organismo, como andar, gritar, deitar, chutar, respirar, pensar.
- O behaviorismo está interessado em estudar alguns comportamentos sem diferenciar se eles são comportamentos abertos.
- A nomeação é um recurso de análise, um enquadramento sobre aquilo que nos interessa estudar em relação a, também, um tipo de ambiente que também nos interessa.
- Interessa à psicologia os modos de funcionamentos. Já as manifestações moleculares e estruturais são mais pertinentes à fisiologia.
NOÇÃO DE AMBIENTE
- Tudo o que não é comportamento é ambiente.
- O ambiente é categorizado em externo (físico e social) e interno (biológico e histórico).
- Ambiente Externo Físico, são eventos físicos que se relacionam ou influenciam um comportamento, como a temperatura, o espaço.
- Ambiente Externo Social, são eventos consolidados pela sociedade em geral ou por um grupo social específico e que afetam o nosso comportamento, como solicitação, uma ordem.
- Ambiente Interno Biológico, são eventos situados dentro do organismo e que afetam a agir, como drogas, as vitaminas.
- Ambiente Interno Histórico, são eventos singulares da nossa história de vida, interações passadas, as histórias de reforçamento, os fracassos etc.
CONSEQUÊNCIAS REFORÇADORAS
- Todo comportamento emitido gera uma consequência e esta, por sua