A alpaca
"Alpaca" vem do quíchua paco, "vermelho"1 , numa referência à cor do seu pelo.
Característica da alpaca[editar | editar código-fonte]
A alpaca possui porte menor que a lhama e, assim como ela, seu pelo possui diferentes tonalidades de cores, chegando a um total de 22 cores. Pode alcançar 1,20 a 1,50 (ou 1,65 na especie Ivana.pacos) de estatura dos pés à cabeça e seu peso pode variar de 45 a 90 kg.
Gestação[editar | editar código-fonte]
Seu período de gestação é de 335 dias (pouco mais de 11 meses) e nasce com peso aproximado de 7 kg. A fêmea produz geralmente uma cria por ano, sendo raros os casos de gêmeos na família das alpacas. O nascimento ocorre geralmente no período da manhã.
Ambiente natural[editar | editar código-fonte]
Alpacas, animais ruminantes da família dos camelídeos (da qual também são as lhamas e as vicunhas), são nativos da Cordilheira dos Andes. Existem também espécimes nos Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia e Austrália. A maior população de alpacas encontra-se hoje no Peru, com aproximadamente 3 milhões de cabeças, mais que 87% de sua população mundial.
Diferente da vicunha, as alpacas e as lhamas são animais domésticos.
Característica da fibra[editar | editar código-fonte]
Seu pelo é semelhante ao do camelo, mas mais áspero. Suas fibras são melhores do que as da lhama. O comprimento do seu pelo varia de 8 a 20 cm, mas o pelo fundamental tem