Teciteca
Agatha Marques
Tecnologia em Design de Moda – 1º Período
Professora: Márcia Flavio
Materiais Têxteis
RA:3776745793
Maio/2012
TECIDO PLANO
TRICOLINE
É um tecido de construção em tela, produzido com a leveza e a resistência de finos fios de algodão. Pode ser liso, estampado ou obter padrões com fio tinto, como xadrezes e listrados. Seu peso é um pouco maior que o da cambraia. É a base da camisaria do mundo todo, atendendo a um mercado cada vez mais exigente e sofisticado no que diz respeito a tecidos leves. Pode ainda obter elasticidade quando combinado com o elastano. Tem como características a leveza, resistência.
CARACTERISTICAS DO TECIDO TRICOLINE:
Leve
Resistente
Amassa com facilidade
UTILIZAÇÕES DO TECIDO TRICOLINE
Camisas e vestidos
OXFORD
Consiste em dois fios finos, tecidos de forma suave com um fio mais grosso na direção do enchimento. A construção do tecido feita de forma errada provoca a ruptura dos fios finos e deixa minúsculos furos. É fino, macio e leve. O Oxford é normalmente encontrado em camisas de algodão, mas também está disponível em uma ampla variedade de fibras e de pesos. É utilizado principalmente no vestuário.
CARACTERISTICAS DO TECIDO OXFORD
Leve
Maleável
UTILIZAÇÕES DO TECIDO OXFORD
O uso principal do Oxford é em camisas de algodão, porém, ele também é usado em outros tipos de vestuário.
BRIM
Tecido de algodão originalmente produzido pela cidade de Nímes. Sua ligação é feita através da sarja, cujo ligamento produz frequentemente, um tecido mais resistente que o ligamento tela, sendo mais difícil sujar e obtendo uma lavagem mais difícil. Semelhante ao jeans esse tecido é normalmente utilizado para na confecção de peças de vestuário (calças, bermudas, jaquetas uniforme) e na decoração de interiores (forração, cortinas).
ALPACA
Este provém do animal