FIBRA L TRABALHO FABIANA IMPRIMIR
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE TRINDADE
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA
LAÍNE MALHEIRO
TECITECA
TRINDADE
2014
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE TRINDADE
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA
LAÍNE MALHEIRO
TECITECA
Trabalho sobre amostras de tecidos e suas definições, sob a orientação pela professora Fabiana Haddad.
TRINDADE
2014
INTRODUÇÃO Fibra têxtil é a matéria-prima fibrosa a partir da qual os tecidos têxteis são fabricados. As fibras são transformadas em fios pelo processo de fiação, há uma grande variedade de fibras, com texturas e composições diferenciadas, cada qual contendo características únicas que resultam em peças e produtos riquíssimos. Neste, iremos conhecer a fibra Lã, querida em tempos de inverno, cujo é usada como uma “segunda pele” que nos aquece, sendo em casacos ou suéteres. Não só presente nas roupas em ocasiões frientas também tem cobertores, tapetes, forros de cama confeccionados com essa fibra. Veremos a composição, e o processo de extração da Lã, até a produção final em que se encontra pronta pra uso e comercialização.
FIBRA CONCEITO
Entende-se por Fibra Têxtil, todo elemento de origem química ou natural, constituído de macromoléculas lineares, que apresente alta proporção entre seu comprimento e diâmetro e cujas características de flexibilidade, suavidade e conforto ao uso, tornem tal elemento apto às aplicações têxteis.
Estes diferem entre si, e dependem do comprimento das fibras, que podem ser longas, como as fibras de seda, ou curtas, como por exemplo, as fibras de algodão ou lã. Entre as naturais, a do algodão é certamente a mais importante, e representa, aproximadamente, 50% da produção mundial anual de fibras. As fibras animais são responsáveis por 6% da produção mundial, dentre as quais a lã é a mais importante. Há também as fibras decrina de diversos tipos de cabra, que fornecem o mohair e