Liga metálica- Alpaca
João Pessoa, 30 de agosto de 2014
A alpaca é uma liga ternária, composta de cobre, níquel e zinco. Sua composição usual é de 65% de cobre, 20% de zinco, 23% de níquel e 2% de prata, mas pode variar de 10% a 30% de níquel, 45 a 70% de cobre, sendo o restante de zinco.Seu nome significa metal branco e também é conhecida como prata alemã, devido ao seu brilho e coloração, parecidos com os da prata.
Características
As ligas que contêm mais de 60% de cobre são monofásicas e são caracterizadas pela sua ductibilidade e pela facilidade com que podem ser trabalhadas a temperatura ambiente. A adição de níquel confere-lhe uma boa resistência nos meios corrosivos. Sua composição mais usual na indústria é de 65% de cobre, 18% de níquel e 17% de zinco.
As ligações mais comuns são CuZn28Ni9, CuZn27Ni18, CuZn45Ni9 e CuZn17Ni26.
Aplicações
Algumas das aplicações mais importantes tem-se a produção de jogos de pratos de mesa, cutelaria crioula, cremalheiras, objetos de bijouteria, seletores de rádios, instrumentos cirúrgicos e dentais, zíper, chaves de alta qualidade, reostatos, bombas de tereré e de chimarrão (são mais baratas que as de aço inoxidável, porém são menos duráveis e mais frágeis), trastos de escala de instrumentos musicais de cordas como: guitarras, o violão e o contra-baixo, entre outros. Utilizada na fabricação de algumas moedas europeias pré-Euro, tais como os escudos Portugueses e dos marcos Alemães, peças de embarcações e peças de canalização devido à sua composição que confere resistência à corrosão.
Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alpaca_(liga_met%C3%A1lica) http://ipc3materiais2010.blogspot.com.br/2010/12/alpaca.html https://sites.google.com/a/catim.pt/metalopedia/metalurgia/ligas-metalicas/alpaca