Trabalho Materiais Fatec Pronto Para Impress O
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA
Materiais não ferrosos utilizados na construção mecânica
Everson Monteiro Correa
Giovanni Guelfi
Murilo Figueira Ferraz
PROFESSOR JULIANO
TATUÍ – 2014
OBJETIVO
O presente trabalho tem como objetivo, saber onde são encontrados os principais materiais não ferrosos, qual sua quantidade presente na crosta terrestre, entender como eles são retirados do meio ambiente, visar o custo de cada um deles para sua compra e assim transformar-los nas mais diferentes peças, objetos, ou seja, as aplicações de cada um desses materiais.
Materiais estes:
• Alumínio;
• Chumbo;
• Estanho;
• Cobre;
• Zinco;
• Alpaca.
ALUMÍNIO
Quantidade na crosta terrestre
O Alumínio é o metal mais abundante, e o terceiro elemento mais abundante em peso (depois do oxigênio e do silício) da crosta terrestre. É bem estudado e tem grande importância econômica, sendo produzido em grande escala. O minério de alumínio mais importante é a bauxita.
Em 2001, o mundo possuía cerca de 31,3 bilhões de toneladas em reservas de bauxita, (o Brasil foi responsável por mais de 8% disso), sendo que destes, 137 milhões de toneladas foram conseguidos no mesmo ano corrente. A quantidade de alumínio extraído, também em 2001, corresponde 17% do total da produção da bauxita.
Acredita-se que, a bauxita ainda estará disponível pelos próximos 200 anos, se mantido o ritmo atual de consumo.
Processo de obtenção
A obtenção do alumínio é feita a partir do mineral bauxita, que contém de 35% a 55% de óxido de alumínio, este mineral é extraído da natureza e através dele se obtém a Alumina (produto intermediário que leva à produção de Alumínio). Este minério pode ser encontrado próximo à superfície com uma espessura média de 4,5 metros. Sua extração é geralmente realizada a céu aberto com o auxílio de retroescavadeiras.
Aplicações
Dentre os usos do alumínio pode-se citar:
Como metal estrutural em aviões, navios, automóveis e