a adolescia
Coleção: "Folha Explica", Publifolha , 2001
Biografia
Contardo Calligaris Sua primeira formação foi em Epistemologia Genética, na Suíça. Nesse momento, os estudos de Calligaris foram direcionados às ciências sociais. Ao mesmo tempo, fez graduação em Letras que o permitiu ensinar teoria da literatura.
Mais tarde, em Paris, se dedicou ao doutorado em Semiologia, com Roland Barthes. Nesse momento, começou a fazer análise (como paciente), o que, a princípio, não tinha relação com sua formação. A partir dessa experiência passou a interessar-se por Psicanálise. Tornou-se membro da Escola Freudiana de Paris em 1975.
Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade da Provença (França), onde defendeu a tese "A Paixão de Ser Instrumento", estudo sobre a personalidade burocrática. O primeiro contato com o Brasil foi em 1986, após a edição de seu primeiro livro de Psicanálise, "Hipótese sobre o fantasma". Devido a isso, o autor fez diversas palestras pelo país, onde acabou se casando, e teve 3 filhos. Em São Paulo, um grupo de analistas propôs que ele ficasse 15 dias a cada 2 meses no país, para se reanalisarem com ele. Calligaris achou a proposta interessante e aceitou, chegando a vir morar no Brasil posteriormente.
Além da vida acadêmica, escreve semanalmente, no caderno ‘Ilustrada’, da Folha de S. Paulo, desde 1999, e é autor de diversos livros, entre eles: Hipótese sobre o fantasma (Artmed, 1986) ,Introdução a uma Clínica Diferencial das Psicoses (Artmed, 1989),Crónicas do Individualismo Cotidiano (Ática, 1996), Hello Brasil (Escuta, 2000 [6ª ed.]),Terra de Ninguém (Publifolha) , Ilha Deserta (Publifolha, 2003) , Cartas a um jovem terapeuta (Alegro, 2007) , Conto do Amor (Companhia das Letras, 2008) , A Mulher de Vermelho e Branco (Companhia das Letras, 2011) .
Introdução:
O foco principal do escritor é a tese de que a adolescência aponta para uma etapa existencial na qual o