a administração da produção e operações nos dias atuais
Responsabilidade
Para os autores neoclássicos, a responsabilidade provém da relação superior-subordinado e do fato alguém ter autoridade para exigir determinadas tarefas de outras pessoas.
É a relação contratual, pela qual o subordinado concorda em executar certos serviços em troca de retribuição ou compensação monetária. A autoridade emana do superior para o subordinado, enquanto a responsabilidade é a obrigação exigida do subordinado para que realize tais deveres. Por conseguinte, diz-se que a responsabilidade é delegada aos subordinados, embora, na realidade, o que se delega é a autoridade e não somente a responsabilidade. Sobre esse assunto há muita discussão e controvérsia.
Esse local é pra por o gráfico
Delegação
É o processo de transferir autoridade e responsabilidade para posições inferiores na hierarquia. Muitas organizações encorajam seus gerentes a delegar autoridade aos níveis mais baixos para proporcionar o Maximo de flexibilidade para satisfazer as necessidades do cliente e se adaptar ao ambiente. As técnicas de delegação de autoridade são as seguintes:
Delegar a tarefa inteira: Isso dá a cada individuo a responsabilidade completa e aumenta sua iniciativa em quanto proporciona ao gerente melhor controlo sobre os resultados.
Delegar á pessoa certa: O gerente deve conciliar o talento da pessoa co à tarefa para que a delegação seja eficaz. Deve identificar os subordinados que são independentes em suas decisões e que demonstram desejos de assumir responsabilidades.
Delegar responsabilidade e autoridade: O endivido deve ter responsabilidade para realizar a tarefa e a autoridade para desempenhar a tarefa da maneira que julgar melhor.
Proporcionar informação adequada: O subordinado deve compreender a tarefa e os resultados esperados, as provisões e os recursos necessários são para quem e quando os resultados deveram ser apresentados.
Manter retroação: Significam linhas abertas de comunicação como os subordinados