Adm da prodção e operação

2191 palavras 9 páginas
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÃO

Administração da Produção e Operação
1ª Edição / 2003
Capítulos
* Gerenciamento de Processos * Capacidade
Gerenciamento de Processo
O Gerenciamento de processo relaciona-se com a maneira de fazer um produto ou prestar um serviço Muitas escolhas precisam ser feitas a respeito da melhor combinação de recursos humanos, equipamentos e materiais.
O gerenciamento de processo é de importância estratégica e encontra-se intimamente relacionado ao sucesso em longo prazo de uma empresa. Ele envolve a seleção de insumos, operações, fluxos de trabalho e métodos usados para fabricar produtos e prestar serviços.
As decisões sobre o processo são tomadas nas seguintes circunstâncias: * Um produto novo será oferecido ou um produto existente será modificado, melhorias, de qualidade são necessárias, prioridades competitivas são alteradas, níveis de demanda sofrem alterações, o desempenho atual é inadequado, mudam as capacitações do concorrente, uma tecnologia nova encontra-se disponível ou muda o custo ou a disponibilidade dos insumos.
As cinco principais decisões do processo são a escolha de processo, o grau de intensidade de capital, a flexibilidade dos recursos, a integração vertical e o envolvimento do cliente.
As escolhas de processo básico são de projeto, por tarefa, por lote em linha contínua.
O envolvimento do cliente é o grau em que os clientes podem interagir com o processo. Auto serviço, seleção do produto e a ocasião e a localização da interação precisam ser levados em conta.
A variável que apóia as relações entre as cinco principais decisões sobre o processo é o volume, o qual, por sua vez, é moldado pela estratégia de operação. Por exemplo, um volume elevado é associado com um processo em linha ou contínua, integração vertical, pequena flexibilidade de recursos, pouco envolvimento do cliente e intensidade de capital.
Três técnicas básicas para analisar as atividades e fluxos de processo são fluxogramas,

Relacionados