Zênite distribuidora
ZÊNITE DISTRIBUIDORA
Analisando a forma de distribuição da empresa Zênite, podemos notar que tem uma forma de trabalho de distribuição vertical, onde adquire os produtos junto aos fabricantes e repassa aos varejos.
Devido ao crescimento rápido da empresa Zênite, não houve um planejamento estratégico para que isso acontecesse.
A empresa era familiar, de abrangência limitada, focando seu mercado para pequenos e médios supermercados no interior, mas ao resolver expandir seus horizontes, não reformulou sua estrutura. Instalou a filial na grande Porto Alegre, mas manteve sua mesma filosofia de trabalho, “atender a qualquer pedido, não importando seu valor ou números de itens a serem entregues”.
Acredito que essa filosofia aumentava muito os custos da empresa, pois cerca de 6000 microempresas representavam apenas 40% do faturamento total, em contrapartida 1320 médias e grandes empresas, representavam os outros 60%.
Para atender a todos, a empresa além de necessitar de vários vendedores para atender essa demanda de pequenos mercados também tinha o grande custo de entregar esses produtos em curto prazo.
Para haver uma maior expansão da empresa, é necessário focar o grupo de cliente (varejos) da distribuidora ou limitar a quantidade mínima de pedidos para atendimento ou até mesmo induzir os micros e pequenos varejos a comprarem uma quantidade mínima, através de campanhas promocionais e ofertas. Trabalhando de forma integrada com os setores de venda, logística de transporte e armazenagem, pois assim reduziria custos com a equipe de vendedores e a entrega dos produtos.
Creio que não há necessidade de vendedores especialistas, e sim, os vendedores serem separados por região, pois assim cada vendedor focará em uma determinada localidade atendendo de forma mais ágil, e eficaz o cliente local, mas para que isso aconteça, é necessário o compartilhamento sistemático de informações entre os vendedores com o setor de logística e o de