zzzzzzzzzzz
O presente artigo traz algumas reflexões sobre o multiculturalismo e sua articulação com a educação/educador. Entende-se que a educação, os currículos escolares e a formação dos professores não podem mais omitir à questão multicultural premente no contexto escolar.
Sobre o termo multiculturalismo, este tem sido empregado com diferentes significados. Conforme Werneck (2008, p.429) o multiculturalismo “pode consistir na justaposição ou presença de várias culturas em uma mesma sociedade e também na relação entre elas”
A educação é muito importante na formação de gerações de valores como tolerância, cidadania crítica e valorização da pluralidade cultural. O objetivo do presente textoé trazer reflexões sobre o multiculturalismo na educação e alguns desafios para a prática docente.Aalternativa educacional é entendida como meio de proporcionar a formação de gerações e deve ser aberta à diversidade cultural e desafiadora, de congelamentos identitários e preconceitos. O educador deve estar comprometido com a transformação da sociedade para fornecer um melhor sistema de saúde, aprimoramento do conhecimento científico, do bemestar emocional e da justiça social. Ele deve trazer no seu cotidiano uma perspectiva multicultural que resulte em um discurso alternativo, valorizando as identidades e reconhecendo aidentidade do „outro‟.
Há aqueles que inclusive defendem que o termo mais apropriado seria interculturalismo, na medida em que, o inter daria uma visão de culturas em relação e, não a mera composição de múltiplas culturas (CANEN, 2007).
Apoiamo-nos em Gonçalves e Silva (2003) quedefinem o multiculturalismo como um jogo das diferenças. Neste jogo, as regras são definidas por atores, nas lutas sociais. Esses atores, por uma razão ou outra, experimentaram a discriminação e o preconceito no interior das sociedades que vivem. Assim, para compreender as regras desse jogo se deve conhecer os
contextos