Zooterapia
CURSO SUPERIOR PEDAGOGIA
1ª SÉRIE
DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINAS NORTEADORAS: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E TEORIAS DA APRENDIZAGEM E REDES SOCIAS E COMUNICAÇÃO
LÉIA BRANDINO RA: 9918003950
MARIA JOSÉ DE PAULA SILVA RA: 1708132205
PAMELA ARAÚJO VASCONSELOS RA: 2847246597
PATRÍCIA GONZAGA BARBOSA ARAÚJO RA: 1600333269
VIVIANE BATISTA RIBEIRO RA: 2844269507 TUTOR: MÁRCIA RUGINE
PILAR DO SUL – SP
25/09/2015
INTRODUÇÃO
A experiência é uma das principais ferramentas utilizadas pelo intelecto humano para interiorizar e aprender conceitos, atitudes e habilidades. No universo de interação socioambiental das crianças os animais ocupam posições de grande interesse. O uso de animais na pratica pedagógica tem sido estudado por pesquisadores das mais diversas áreas.
Os professores podem ajudar na sala de aula tentando conhecer melhor esses alunos e compreender qual a real situação de cada um, e entender por quais motivos eles são assim. Psicólogos podem ajudar a entender melhor porque esses alunos apresentam essa dificuldade de interagir e a melhorar nos estudos. Os pais também terão que entender melhor a situação de seu filho, passando para escola a situação real de seu filho para fazer um trabalho de interação com a escola.
Os usos da Zooterapia são os mais variados, desde os mais básicos como tratamento do estresse, depressão, alergias e controle de hiperatividade, até problemas motores e socialização de pessoas afastadas do convívio social. Os estudos mostram que o uso de animais pode ser considerado um rico auxilio no trabalho pedagógico tanto com crianças normais como com as crianças especiais, contudo não pode perder o foco da intervenção pedagógica.
DESENVOLVIMENTO www.anda.jor.br Objetivos da terapia assistida por animais na página pesquisada
A zooterapia em técnicas de reabilitação ou reeducação de alterações tanto físicas como psíquicas, sensoriais, sócias como