Zoneamento ambiental
Reynolds realizou pela primeira vez essa experiência, demonstrando a existência dos dois modos de escoamento e fixando o critério que determina se o escoamento é laminar ou turbulento. A experiência consiste essencialmente em fazer-se escoar, com vazão constante, um fluido líquido através de um tubo e injetar tinta no escoamento. A vazão é controlada por uma válvula na extremidade do tubo e quando a válvula está ligeiramente aberta, a tinta escoa pelo tubo sem ser perturbada formando um filete e mostrando a natureza ordenada do escoamento.
A medida que a válvula é aberta atinge-se uma condição em que a tinta adquire um movimento oscilatório à proporção que caminha pelo tubo, ficando o filete completamente desfeito, mostrando um aumento na turbulência. Através de suas experiências, Reynolds verificou que o parâmetro de escoamento que determina o tipo de escoamento é o grupamento adimensional: Onde:
V – Velocidade média do escoamento (vazão/área) – Massa específica do fluido
D – Diâmetro do tubo – Viscosidade dinâmica do fluido
Aspecto do escoamento no tubo de vidro
As principais características dos escoamentos são:
a) escoamento laminar: é definido como aquele no qual o fluido se move em camadas, ou lâminas, uma camada escorregando sobre a adjacente havendo somente troca de quantidade de movimento molecular. Qualquer tendência para